Líderes da Central dos Benefícios participam de encontros de planejamento estratégico

A consultora Denise Eler é responsável pela definição dos processos da empresa nos próximos anos

 Nos encontros com os líderes da Central dos Benefícios foram analisados os cenários que podem se desenhar nos próximos anos, dentre outras estratégias.

A estratégia antecede o planejamento. E, para inovar, é preciso ter curiosidade, criatividade e coragem, sendo esta última característica a mais escassa dentro das organizações.

Embora o termo “planejamento estratégico” seja muito comum, é preciso antes entender o cenário: avaliar as oportunidades e riscos externos, definir uma ambição estratégica e só então considerar o que é preciso fazer (planejamento das ações) para transformar a realidade atual na realidade desejada.

“Portanto, a ambição guia o planejamento (o que queremos conquistar) e a estratégia é o como vamos conquistar esta posição”, afirma Denise Eler, consultora de empresas especialista em inovação e criação de estratégias de negócios, com foco em modelagem de negócios regenerativos. “Só então pensamos nas ações do dia a dia que vão suportar a realização da estratégia”, diz Denise.

Sensemaking

Denise é responsável pela consultoria dos processos da Central dos Benefícios para os próximos anos, com foco na expansão do negócio. Ela realizou encontros com líderes da empresa e o  trabalho foi fundamentado como um exercício de Sensemaking (fazer sentido).  

“Eu ajudo o negócio a imaginar um futuro e a criá-lo, ao invés de apenas se conformar ao que já está em curso. Para tanto, um recurso fundamental é compreender antes de agir. E, em alguns momentos, será necessário agir para compreender melhor”, afirma Denise. Este processo tem nome: sensemaking.

Nos encontros com os líderes da Central dos Benefícios, foram analisadas as mudanças em curso no mundo, as incertezas mais críticas sobre o negócio, os cenários que podem se desenhar nos próximos anos, o modelo de negócios da empresa e de outros players, as oportunidades de diferenciação, além de uma análise da cultura organizacional.

Inovação exige coragem

Denise Eler, consultora de empresas: “Para inovar é preciso ter curiosidade, criatividade e coragem. O mais escasso é a coragem”, afirma

Na avaliação de Denise, a inovação dentro das empresas consiste em gerar respostas novas para problemas antigos ou inéditos. Existem inovações que criam novos mercados, como foi o caso do aplicativo de mobilidade Uber. E há inovações que melhoram algo que já existe, mas não a ponto de criar um mercado novo. “Para inovar é preciso ter curiosidade, criatividade e coragem. O mais escasso é a coragem”, diz Denise.

O maior desafio é a coragem para correr os riscos inerentes ao processo. “Se não há riscos, não há inovação, apenas repetição”, explica Denise. “Costumo dizer que só existem mapas para lugares conhecidos. Inovar é descobrir novos lugares e criar os mapas”, completa.

Para isso é essencial uma cultura organizacional que fomente experimentações e ações coordenadas. O Sensemaking ajuda a mitigar esses desafios, ao promover um entendimento claro e contínuo das barreiras e oportunidades.

Ganhos com estratégias

Segundo Denise, as boas estratégias dentro das organizações trazem ganhos como: maior clareza e foco nos objetivos, melhor alocação de recursos, critérios claros para priorização das tarefas, capacidade de antecipar e responder às mudanças do mercado, e um alinhamento mais eficaz entre as diferentes áreas da empresa, o que leva a uma execução mais coesa e eficiente das iniciativas estratégicas.

A consultora revela que três fatores críticos para o sucesso da execução da estratégia são o alinhamento, o engajamento e a agilidade. O alinhamento garante que todos na empresa compartilhem a mesma visão e objetivos. O engajamento envolve motivar e envolver todos os colaboradores no processo, enquanto a agilidade permite que a empresa responda rapidamente às mudanças e ajustes necessários.

O planejamento é importante para os negócios de todas as empresas, independentemente do tamanho. Não deixe de buscar para a sua empresa.