Projeto Vida Ativa ultrapassa fronteiras da Central dos Benefícios

Iniciativa da Central dos Benefícios ajudou a melhorar o desempenho físico dos colaboradores e trouxe queda na taxa de absenteísmo

Um desafio do projeto que mereceu destaque foi o engajamento com amigos e familiares nas atividades físicas

A Central dos Benefícios acabou de finalizar o seu primeiro Projeto Vida Ativa, que teve duração de três meses e buscou desenvolver hábitos saudáveis e melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.

O projeto teve grande adesão dos colaboradores, sendo que muitos reduziram o peso, percentual de gordura e aumentaram a massa magra. A taxa de absenteísmo (faltas, atrasos ou saídas adiantadas), que era um dos indicadores do projeto, caiu de forma significativa. “Isso valida que o cuidado é preventivo”, afirma Juliana Freire, coordenadora de Recursos Humanos e Departamento Pessoal da Central dos Benefícios.

O Vida Ativa foi construído no formato de gamificação, onde o colaborador poderia aderir a qualquer momento. A participação foi através de postagem de fotos de atividades físicas que realizavam, que geraram pontos.  Além disso, foram lançados oito desafios ao longo do projeto, como alimentação saudável, hidratação com água, caminhada em área externa e atividade física com amigos e familiares. 

O PROJETO VIDA ATIVA EM NÚMEROS

Duração: 3 meses

Cadastros no projeto: 90% do total de 72 colaboradores

Ativos no programa: 40% dos colaboradores

Queda na taxa de absenteísmo (faltas, atrasos ou saídas adiantadas) no trabalho:  29,03%

Queda no volume de atestados: 20,64%

Juliana Freire, coordenadora de RH e DP: “O cuidado é preventivo”, afirma.

Um desafio do projeto que mereceu destaque foi o engajamento com amigos e familiares nas atividades físicas. “As pessoas fazem parte de um meio social e é muito importante valorizar e estimular o cuidado com a socialização. Valorizar as relações sociais, a família dos colaboradores e aceitá-los na sua integridade estimula o sentido de pertencimento, de aproximação”, destaca Juliana.

Outro destaque do projeto foi a caminhada externa dos colaboradores na Lagoa Seca, no Belvedere. “A participação das pessoas que ainda não estavam cadastradas no projeto demonstrou que conseguimos gerar envolvimento até o final”, afirma Juliana. “Além disso, conseguimos estimular a participação em atividades fundamentais, como a ginástica laboral, que visa o cuidado com a saúde ocupacional”, completa.

Planos para 2025

Em 2025 o Projeto Vida Ativa terá sua segunda edição. “Cuidar da saúde faz sentido, só traz benefícios, seja pelo olhar do indivíduo, seja pelo olhar da empresa”, afirma Juliana. As melhorias estão sendo avaliadas. “Vamos escutar nossos colaboradores com pesquisa e discutir internamente. A ideia é trazer um projeto leve, que estimule a participação de todos e que envolva a família e amigos”, diz.  

DEPOIMENTOS

Regiane Silva

Regiane Silva, setor de atendimento

“Já perdi 24 quilos. O projeto me ajudou a ficar mais focada, beber mais água e comer frutas, o que não era um hábito para mim”.

Tiago Rodrigues

Tiago Rodrigues, setor administrativo

“Adorei o Vida Ativa, pois estava fazendo algo que eu gosto e ainda concorrendo a um voucher. Fiz o teste da bioimpedância e vi que poderia melhorar meu desempenho. Corri atrás e fiquei satisfeito com o novo resultado no final do projeto: redução de peso, de percentual de gordura e aumento de massa magra. Estou aguardando o novo projeto para entrar mais forte ainda”.

Vanessa Araújo

Vanessa Araújo, setor de DP

“O Vida Ativa foi muito interessante e, embora tenha sido desafiador, foi emocionante encontrar pessoas dispostas a participar comigo. As fotos que tiramos revelaram momentos únicos. Um dos meus maiores incentivadores foi meu marido, que sempre me apoiou desde o início do projeto, e minha mãe, que começou a participar das atividades junto comigo. Isso foi muito estimulante, e todos que participaram acharam o projeto de incentivo incrível”.

Elizaldo Dayrell

Elizaldo Dayrell, setor comercial sindicato

“Comentei com meus amigos do Jiu-Jitsu sobre o Projeto Vida Ativa desenvolvido pela empresa, onde o foco principal era o cuidado com a saúde e o bem-estar. Todos acharam a iniciativa super interessante, reconhecendo a importância de um programa que promove hábitos saudáveis. Cada nova pessoa com quem eu conversava demonstrava interesse e curiosidade, o que me motivou a registrar essas interações diariamente. Foi gratificante ver o quanto essa iniciativa despertou a atenção para um estilo de vida mais saudável entre meus colegas”.

Mateus Barros, setor de TI

“Sabemos que uma rotina saudável faz toda a diferença no nosso desempenho, compromisso e entrega”. Seguem depoimentos da minha mulher e irmã:

Nara Nascimento, esposa do Mateus

“O Mateus me falou sobre o Projeto Vida Ativa. Achei bem legal. Incentiva os colaboradores a se cuidarem, a se preocuparem com alimentação e atividade física, com o sono. Eu acho isso muito bacana porque torna a rotina saudável. A gente sabe que o funcionário produz melhor e contribui muito mais com a empresa do que aquele que vive doente. Une o útil ao agradável. É bom para o colaborador porque vai estar com a saúde bacana, e também bom para a empresa”.

Isis Barros, irmã do Mateus

“Gostei muito da iniciativa da empresa. É importante incentivar as pessoas a terem uma vida mais saudável. A gente sabe o tanto que isso impacta no rendimento, na vida profissional. A gente passa mais tempo no trabalho do que em casa. Então, se a pessoa não estiver cuidando da sua saúde, provavelmente isso vai interferir no trabalho, na vida pessoal. Se outras empresas fizerem isso vão incentivar o funcionário a ter uma qualidade de vida muito melhor e ele ficaria mais satisfeito”.