
A partir de 26 de maio de 2025, entra em vigor, em caráter educativo e de adaptação para as empresas, a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que define diretrizes para a saúde mental no ambiente de trabalho. No entanto, a aplicação efetiva com possibilidade de sanções e penalidades foi prorrogada para maio de 2026.
A principal mudança é a inclusão dos chamados “riscos psicossociais” na lista de riscos ocupacionais — aqueles que afetam diretamente a saúde mental dos colaboradores, como estresse, ansiedade, depressão, burnout, falta de concentração e queda na produtividade.
O Ministério do Trabalho lançou uma cartilha com orientações, mas nenhuma empresa que descumprir as regras previstas poderá ser multada em um período de até um ano, permitindo que empregadores e trabalhadores se adaptem gradualmente às novas regras.
A expectativa é que esse tempo adicional facilite o cumprimento das normas e incentive a adoção de melhores práticas de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Dessa forma, quando as fiscalizações passarem a incluir penalizações, as empresas já estarão preparadas para atender integralmente às exigências da NR-01.
Em um período de um ano vai passar a ser obrigatória a adoção de políticas de prevenção e promoção da saúde emocional nos ambientes de trabalho. Isso inclui avaliações contínuas do clima organizacional, canais abertos de escuta, apoio psicológico e estratégias que favoreçam o bem-estar dos profissionais.
Soluções para as empresas
Para ajudar as organizações a se adaptarem à nova exigência, a Central dos Benefícios disponibiliza o Seguro Bem-Estar Integral — um produto com mais de 20 assistências, de fácil contratação e custo acessível. Entre os serviços oferecidos estão a assistência psicológica, fitness, nutricional e o programa Bem + RH, que apoia empresas no desenvolvimento da saúde emocional dos colaboradores com ferramentas, conteúdos e acompanhamento especializado.