Prazo para atualização sindical vai até 30 de setembro

Ministério do Trabalho e emprego amplia o prazo e quer lançar uma nova funcionalidade na internet

Diversos setores do sindicalismo dos trabalhadores e empregadores pediram a mudança do prazo

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ampliou o prazo de encerramento da campanha de Atualização Sindical (SR). O período final seria até 31 de março deste ano e passa agora para o dia 30 de setembro de 2024. A decisão é da portaria número 102, de 29/1/2024.

A mudança aconteceu em função das dificuldades enfrentadas pelas organizações sindicais em acessar o sistema do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) e as solicitações de diversos setores do sindicalismo dos trabalhadores e empregadores. Todos pediam ampliação do prazo para efetuar a atualização.

O MTE pretende ainda colocar no ar, no menor prazo possível, uma nova funcionalidade da Atualização Sindical do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais. Desta forma, será possível o uso da ferramenta por meio de qualquer navegador da Internet, inclusive por telefones celulares.

Ao todo, 19 mil entidades sindicais no país utilizam o CNES e, com a nova plataforma, vão poder utilizar a funcionalidade para atualização dos dados perenes, como localização (correio eletrônico, endereço, endereço eletrônico e telefone), composição da diretoria e filiação. O sistema está disponível no portal Gov.br, na opção “Registro Sindical (SC)”.