Contratuh investe na saúde mental feminina

Entidade promove o XVIII Seminário Viver Mulher em Belo Horizonte

O evento reuniu uma plateia de cerca de 400 convidados, além de 600 outras pessoas online

O cuidado com o bem-estar psicológico das mulheres está ganhando força entre os representantes dos trabalhadores brasileiros. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh) promoveu no dia 22 de março, em Belo Horizonte, o XVIII Seminário Viver Mulher, que teve o objetivo de valorizar a autoestima e direito das mulheres e incentivar os cuidados com a saúde mental feminina.

O evento da entidade sindical reuniu uma plateia de cerca de 400 convidados (a maioria mulheres), além de 600 outras pessoas online de todo o Brasil. “É um projeto de valorização da mulher em todos os sentidos. No empoderamento, saúde, segurança, igualdade e bem-estar”, afirma Wilson Pereira, presidente da Contratuh. A Confederação reúne cerca de 4 milhões de trabalhadores, sendo que a maioria (de 65% a 70%) é mulher.

Wilson Pereira: “É um projeto de valorização da mulher em todos os sentidos. No empoderamento, saúde, segurança, igualdade e bem-estar”, afirma.

“O que mais procuramos é orientar as trabalhadoras a buscarem e estarem cientes dos seus direitos e como enfrentá-los. Enquanto entidade sindical, temos que buscar valorizar a classe, e em especial as mulheres”, diz Wilson Pereira. Segundo ele, é preciso que a mulher seja respeitada e tenha acesso ao emprego e remuneração em igualdade ao homem.

Mariazinha Hellmeister, presidente do SindeBeleza-SP e diretora da Mulher e Gênero da Contratuh, ressalta que muitas vezes a mulher prioriza a família, filhos e trabalho e acaba se esgotando mentalmente.  “Ela tem a tripla jornada: pessoal, profissional e familiar. E o cuidado com ela acaba sendo deixado de lado”, afirma Mariazinha. “O nosso foco é levar para a mulher esclarecimento e o voto de confiança de que não está sozinha”, diz.

Mariazinha Hellmeister: “O nosso foco é levar para a mulher esclarecimento e o voto de confiança de que não está sozinha”, diz.

Palestrantes convidados

Durante o evento da entidade sindical foram ministradas quatro palestras com temas relevantes para o público feminino: o “Fortalecimento da Autoestima”, que teve à frente o secretário geral da Contratuh, diretor presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas (FENATIBREF) e diretor presidente do Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas de Minas Gerais (SINTIBREF-MG), Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho.

A procuradora do Trabalho e vice-coordenadora Nacional da Coordenação de Igualdade do Ministério Público do Trabalho, Fernanda Barreto Naves, falou no evento sobre os “Direitos das mulheres e consequências legais da prática de violência, em ambiente doméstico e do trabalho”.

A auditora fiscal do Trabalho, Odete Reis, ministrou palestra sobre “Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”. Em clima muito bem-humorado, a neuropsicóloga, psicóloga e pedagoga, professora e doutora Ângela Mathylde Soares discorreu sobre a “Saúde Mental da Mulher”.