Estratégias de ESG são essenciais dentro do ambiente corporativo

Estratégias de ESG são essenciais dentro do ambiente corporativo Medidas ajuda m a garantir a longevidade dos negócios, mitigar riscos e atender às expectativas da sociedade

No Brasil, grande parte das indústrias já adota medidas sustentáveis como parte da estratégia corporativa

Já ouviu falar na sigla ESG? Muito comentada e incrementada, a sigla significa Environmental, Social e Governance, ou em português: Ambiental, Social e Governança. Empresas e investidores têm reconhecido a importância de adotar práticas nessas três esferas para garantir a longevidade dos negócios, mitigar riscos e atender às expectativas da sociedade.

Países como França, Reino Unido e Alemanha já estabeleceram requisitos obrigatórios de divulgação de informações sobre questões ambientais e sociais por parte das empresas. No Brasil, o grau de incorporação dos critérios ESG nas indústrias brasileiras está elevado. Consulta realizada em 2022 com 100 empresas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 71% das entrevistadas estão planejando ou já adotam medidas sustentáveis como parte de sua estratégia corporativa.

A importância de trabalhar o ESG

As estratégias de ESG são um conjunto de práticas que buscam integrar as dimensões do programa na tomada de decisões das empresas. A dimensão ambiental refere-se ao impacto das atividades da empresa no meio ambiente, como redução de emissões de carbono, gestão eficiente de recursos naturais e adoção de energias renováveis.

A dimensão social envolve questões relacionadas aos direitos humanos, diversidade e inclusão, saúde e segurança dos trabalhadores, entre outros aspectos. Já a dimensão de governança diz respeito à transparência, ética nos negócios, responsabilidade corporativa e prestação de contas.

A temática ESG tem ganhado destaque globalmente, impulsionada por diversos fatores. Primeiramente, os riscos associados às mudanças climáticas e à escassez de recursos naturais têm se tornado mais evidentes, levando empresas e investidores a considerarem a sustentabilidade como elemento fundamental para a gestão de riscos financeiros. Em segundo lugar, a sociedade está cada vez mais consciente e exigente em relação às práticas das empresas, buscando apoio de organizações que compartilham de seus valores e preocupações. Se você ainda não planejou estratégias de ESG para sua corporação, é hora de se aprofundar mais no tema e colocar as ações em prática para garantir longevidade para seu negócio.