Central dos Benefícios é parceira do Instituto Mano Down

Empresa apoia ações inclusivas e a convivência com a diversidade

Dudu do Cavaco, músico com Síndrome de Down do Instituto, foi uma das atrações da festa de confraternização da Central dos Benefícios

A Central dos Benefícios apoia ações inclusivas e é uma das parceiras do Instituto Mano Down, que atua em Belo Horizonte há mais de dez anos e promove a autonomia e inclusão de pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências.

São mais de 1.000 famílias de pessoas com e sem deficiência atendidas diretamente pelo Mano Down. E milhares de outras pessoas impactadas indiretamente.

O Instituto é uma organização sem fins lucrativos que busca trocar a exclusão por oportunidades para todos. Com atividades e atendimentos a pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, o Instituto promove o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão, dando oportunidades para que conquistem o seu espaço na sociedade.

“Trocar a palavra exclusão por oportunidades é o nosso propósito. É assim que o instituto vem construindo a sua jornada para a construção de um mundo mais justo, humano e inclusivo”, afirma Carolina Mota Gontijo, diretora-financeira do Instituto Mano Down.

O trabalho do Instituto passa por toda a jornada de vida da pessoa com deficiência: oferece acolhimento, orientações e informações, intervenção precoce de saúde, educação inclusiva, vivências e oficinas de arte e esportes, inclusão no mercado de trabalho, estímulo ao empreendedorismo e envelhecimento saudável.

Acolhimento da família

Para a família fazer parte do Instituto Mano Down, o primeiro passo é o acolhimento, onde ocorre a escuta da história da pessoa com deficiência. De 0 a 3 anos, são oferecidas várias terapias na área da saúde, como fonoaudiólogo, fisioterapia e Terapia Ocupacional.

A partir de 4 anos são oferecidas as atividades culturais e esportivas para outras deficiências intelectuais e também para as pessoas sem deficiência, como no caso de oficinas de futebol e capoeira.

O Instituto Mano Down conta ainda com o programa Incluo, de inserção no mercado de trabalho. Hoje já tem 56 educandos em diversas empresas de Belo Horizonte, como Vivo, Localiza, Café Inter, entre outras. 

Carolina Gontijo, diretora-financeira do Mano Down: “Trocar a palavra exclusão por oportunidades é o nosso propósito”, afirma

“A inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um ganho tanto para pessoa com deficiência como para sem deficiência. Há uma sensibilização na empresa de aceitar o outro, respeitar a particularidade de cada pessoa”, afirma Carolina. “A gente fala que prepara as pessoas com deficiência para o mundo e preparamos o mundo para receber as pessoas com deficiência”, diz.

Segundo Carolina, o preconceito é a principal barreira enfrentada pelas pessoas com deficiências. “A nossa luta diária é para que as pessoas com deficiência estejam em todos os espaços, desde a escola até o trabalho. Porque isso muda o olhar e a aceitação. É só convivendo que a gente vai aprender e mudar um pouco essa realidade”, diz.

Parceria com a Central dos Benefícios

A Central dos Benefícios oferece o Plano Odontológico aos colaboradores do Instituto Mano Down. “É muito importante essa parceria, pois possibilita esse apoio e necessidade de serviço que todos nós temos”, afirma Carolina.

Dudu do Cavaco, músico com Síndrome de Down do Instituto, foi uma das atrações da festa de confraternização da Central dos Benefícios em 2023. Com seu talento e simpatia, animou os os colaboradores e mostrou sua contribuição para o mundo mais inclusivo.