Combate às fraudes é desafio global no mercado de seguros

Equipe da Central dos Benefícios participa de fórum sobre o tema promovido pela insurtech holandesa Friss, em SP

Flávia Baeta Lara, Raiane Gomes e Maryane Fernandes, da Central dos Benefícios: equipe destaca a importância de criar mecanismos eficazes de proteção contra as fraudes

Combater as fraudes é um desafio global, que envolve toda a sociedade e empresas mundiais. No mercado de seguros, elas prejudicam desde os segurados a corretores, prestadores de serviços e de saúde.

Os prejuízos das fraudes contra as seguradoras somaram quase R$ 825 milhões em 2022, cerca de 16% do total de sinistros pagos, segundo o relatório ‘Quantificação da Fraude no Mercado de Seguros Brasileiro’, divulgado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Com mais de 20 anos no mercado, a Central dos Benefícios, plataforma nacional que reúne seguros e benefícios em um único lugar, está em constante atualização a todas as questões envolvendo as fraudes: a área jurídica, de regulamentação e de inteligência artificial.

Debates sobre fraudes

A nossa equipe acaba de participar de um fórum de fraudes contra seguradoras promovido pela insurtech holandesa Friss, na Escola de Negócios e Seguros (ENS), em São Paulo. As insurtechs  – de insurance (seguro) e technology (tecnologia) – são startups que oferecem soluções inovadoras e de aprimoramento para o mercado de seguros.

No evento, “Fraudes: uma preocupação para a sociedade”, seguradores, corretores, advogados e especialistas em tecnologia debateram sobre os problemas estruturais enfrentados nessa área no Brasil. A Friss possui uma plataforma tecnológica (Trust Automation) e utiliza inteligência artificial para prevenir tentativas de fraudes contra seguradoras em 45 países.

Mecanismos eficazes

Flávia Baeta Lara, gerente de desenvolvimento organizacional e inovação da Central dos Benefícios, participou do evento e destacou a importância de criar mecanismos mais eficazes de proteção contra as fraudes, assim como punições mais rígidas.

“A fraude está presente na nossa sociedade em todos os níveis, desde pequenos grupos sociais às grandes corporações. Em razão da fraude de alguns, outros acabam pagando por ela também ao buscar um seguro no mercado”, afirma Flávia. “Estamos atentos à regulação, à educação e à revolução dessa inteligência analítica para nos proteger contra as fraudes”, completa.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial pode ser grande aliada no combate às fraudes na área de seguros

Maryane Salomão Alves Fernandes, coordenadora da área financeira da Central dos Benefícios, concorda. “A fraude em seguros onera os custos das apólices para toda a sociedade. A proteção contra ela passa pela melhoria da regulamentação, educação da sociedade e sistemas avançados de análise”, afirma.

Maryane ressalta que a inteligência artificial veio para revolucionar a área de seguros e benefícios, assim como em todos os outros setores da sociedade. “Os fraudadores também possuem acessos a avanços tecnológicos que os auxiliam a praticar a fraude, que se adaptou ao longo do tempo”, diz.  

Ações e soluções

Raiane Miguel Gomes, coordenadora de atendimento geral da Central dos Benefícios, lembra que é importante analisar o histórico das evoluções tecnológicas para observar que pessoas usam planejamento, alinhamento e atualização das medidas fraudulentas para burlar as regras.

“Para a Central dos Benefícios combater essas fraudes, é importante que a gente se eduque, adquira conhecimento e implante medidas para poder criar internamente ações, soluções e implantar feramentas. É um processo que vai continuamente se atualizando e o nosso papel é acompanhá-lo”, afirma Raiane.

A Central dos Benefícios conta com grandes parceiros com atuação global e nacional que estão atentos a todas as questões envolvendo as fraudes no mecado de seguros:  a seguradora Metlife e a operadora Odontoprev.

Com informações da revista Apólice