Recuperar a credibilidade, o poder de negociação coletiva e a sustentabilidade. Estes são os principais desafios vividos pelas Entidades Sindicais na atualidade, segundo Wilson Pereira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh). “Precisamos retomar a credibilidade que tínhamos. O movimento sindical é um braço forte para a democracia”, afirma Wilson.
A Contratuh tem se empenhado em todos os sentidos para fortalecer os sindicatos. Entre as iniciativas está a promoção de eventos para levar conhecimento às entidades, por meio de seminários e conferências online. Além disso, tem desenvolvido treinamentos e trabalho político junto ao Congresso Nacional. A Confederação tem atuado em parceria com o deputado federal Lincoln Portela (PL-MG), e o relator, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP), para tentar aprovar o Projeto de Lei 55.522/2019, que dispõe sobre a organização sindical.
“O projeto regula a estrutura e o financiamento sindical. Atende tanto a classe trabalhadora quanto a patronal”, diz Wilson. Segundo ele, se o projeto for aprovado no Congresso, vai se refletir em benefícios como a regularização das Convenções Coletivas, além do fortalecimento e estabilidade do movimento sindical.
Na avaliação de Wilson as negociações coletivas por meio das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) são fundamentais para promover os pisos e reajustes salariais, os adicionais nas Convenções Coletivas e os benefícios e garantias, como do trabalho para a mulher.
Vantagens e Benefícios
A parceria com a Central dos Benefícios, segundo Wilson, foi um grande avanço para o fortalecimento das Entidades Sindicais. “Ela veio para modernizar as negociações coletivas. Em todo o país, temos parcerias com a empresa e oferecemos benefícios em várias modalidades”, afirma.
Ele ressalta, por exemplo, que o Seguro de Vida Total, que traz segurança financeira e suporte para a família em momentos de maior necessidade, é uma importante contribuição no momento de falecimento de alguém. “Geralmente a família não está preparada para pagar as despesas funerárias ou até alguma dívida. Esse seguro é uma boa ajuda para a manutenção”, diz.
Wilson destaca também a importância do Plano Odontológico para o custeio de tratamento dentário, que geralmente onera o orçamento familiar. Já no caso do Seguro Bem-Estar Integral, o presidente do Contratuh afirma que há várias vantagens para o trabalhador, como o Kit Natalidade, que é uma bolsa com 23 itens de higiene e produtos pessoais enviados aos recém-nascidos. “É um alívio para as mães receberem esses itens essenciais para os bebês”, diz. Outro produto desse seguro que ele ressalta é a gratificação na ocasião do casamento. “Pode contribuir para as despesas do próprio casamento e até da lua de mel”, afirma.
A estabilidade econômica e política do país são fundamentais para o fortalecimento da classe trabalhadora, segundo Wilson. “O país fortalecido oferece melhores condições de pagar melhores salários e gerar mais empregos”, afirma. O crescimento, diz, é preciso ser trabalhado junto com a classe patronal. “A reforma tributária é fundamental para os empregadores”, avalia.
No segmento de turismo e hospitalidade, a qualificação da mão de obra é um desafio. A Contratuh tem atuado junto ao Ministério do Turismo para reivindicar investimentos no setor. “O trabalhador qualificado tem condições de produzir mais e de ser mais bem remunerado”, diz.