fbpx
 

Qual o papel do RH na promoção da Qualidade de Vida na empresa? 

Qualidade de vida no trabalho

Qualidade de vida no trabalho e programas de bem-estar fazem parte dos novos parâmetros que os profissionais usam para aceitar proposta de trabalho.  

A empresa com esses conceitos bem consolidados na sua cultura e incentiva essas práticas, já sai na frente em vários aspectos, entre eles, o aumento do índice de produtividade dos colaboradores. 

Afinal, é uma via de mão dupla, o profissional espera encontrar esse cenário ao entrar em uma organização para poder desempenhar da melhor forma suas atribuições. Para isso ocorrer, os principais pontos de atenção são: clima organizacional, pacote de benefícios, remuneração, engajamento da equipe e infraestrutura. Na mesma medida, o RH que tem esses itens no seu radar consegue aumentar o envolvimento da equipe e, principalmente, os resultados de cada setor. 

O RH voltado para estratégia 

Quando falamos em incentivar uma vida mais saudável nas empresas, estamos falando tanto do aspecto mental, quanto da estruturação de processos para dar condições de trabalhos ideais para o desenvolvimento do colaborador. 

O papel do RH é promover iniciativas e movimentações internas para incentivar cada profissional a optar por um estilo de vida melhor, começando pelos seus hábitos pessoais e profissionais. Em paralelo, a área deve desenvolver projetos internos de qualidade de vida e envolver gestores na execução. 

O ideal é que todos esses passos sejam planejados, que tenha o estudo de viabilidade, objetivos bem definidos por ação e métricas para avaliar qual iniciativa tem dado certo. 

Diagnóstico dos principais fatores que acabam com a qualidade de vida 

Cada empresa está em um contexto e realidade diferente, sendo assim, pode ocorrer de algumas ações fazerem sentido para uma realidade e não para a outra. Portanto, é necessário realizar um diagnóstico antes de iniciar os projetos e ver qual abordagem trará os resultados esperados.  

O primeiro passo é encontrar os dificultadores que estão interferindo na qualidade de vida dos seus colaboradores por meio de uma pesquisa interna que ajudará a entender todo o contexto da organização.  

Neste momento, o profissional de RH precisa estar atento a todos os detalhes e conseguir enxergar os pontos cruciais. 

Alguns dos impeditivos para uma qualidade de vida podem ser: estresse, falta de apoio das lideranças, sobrecarga de tarefas, falta de reconhecimento, burnout, estrutura de trabalho precária e a falta de benefícios de qualidade.  

Partindo para a prática 

Depois do diagnóstico é hora de fazer o plano de ação traçando ações possíveis de serem realizadas a curto, médio e longo prazo. Nesse momento nada melhor que uma campanha que trabalhe todos os pontos e argumentos do projeto, deixando claro o objetivo de melhoria para todos. Sem a ação efetiva da comunicação a adesão pode ser baixa. 

Para te ajudar a iniciar esse projeto, listamos alguns incentivos que estão dentro da agenda de qualidade de vida e podem ser determinantes na hora de pensar nas estratégias, são eles: 

  • Prática de esportes. 
  • Reeducação alimentar. 
  • Novos treinamentos. 
  • Valorização das habilidades da equipe. 
  • Investimento na infraestrutura e ergonomia no trabalho. 
  • Plano de benefícios para os colaboradores. 
  • Assistência psicológica, nutricional e fitness. 
  • Incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 
  • Planos de carreira e desenvolvimento profissional. 
  • Relacionamento e integração entre os setores. 

Qual é o retorno da empresa ao investir em qualidade de vida? 

Como falamos anteriormente, empresas investindo em ações que promove bem-estar para a equipe, aumenta a produtividade e o engajamento dos profissionais no trabalho. Isso acontece devido à satisfação de ter tudo o que precisa para desenvolver seu trabalho e está assegurado de outros benefícios atrativos. 

Outro ponto que vale ressaltar é a retenção de talentos na equipe e redução na taxa de turnover e afastamentos por questões de saúde mental e física. 

A Central dos Benefícios quer apoiar as empresas clientes a proporcionar aos seus colaboradores mais qualidade de vida. Para isso, oferecemos benefícios de qualidade. Você sabe se sua empresa tem direito? Procure na sua Convenção Coletiva. 

Artigos relacionados

Transformação do mercado: O que a nova geração de profissionais está buscando?

Leia o artigo

Salve sua empresa falando sobre o Setembro Amarelo! 

Leia o artigo

Mais tecnologia na hora de marcar as assistências

Leia o artigo
Contrate!