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Transformação do mercado: O que a nova geração de profissionais está buscando?

RH, se você não mudar a estratégia de como manter os novos talentos engajados, sua empresa pode perder bons colaboradores! Você já pensou nesse risco?


Seguindo o movimento de transformação tecnológica que foi impulsionado pela pandemia, o mercado de trabalho sofreu impactos. A nova geração de profissionais busca mais do que um emprego, eles são atraídos por:

• Salários competitivos.
• Benefícios de alta qualidade.
• Flexibilidade com horários e regimes de trabalho.
• Identificação com o propósito da empresa.
• Autonomia para realizar tarefas e desenvolver projetos.
• Programas de incentivo a saúde mental.
• Diversidade e inclusão.
• Reconhecimento pelo seu valor profissional.
• Equilíbrio da vida pessoal e profissional.
• Cultura organizacional estruturada e definida.
• Perspectiva de crescimento.
• Identificação com o trabalho realizado.


Esse perfil de profissionais se destaca pela capacidade nata de estar pronto para lidar com novidades no cotidiano com flexibilidade e o empenho para encontrar novos caminhos. Outra habilidade adquirida, diz respeito ao digital. Para esses profissionais, a internet se tornou a principal fonte de informação e especialização profissional, sendo eles autodidatas.


O relacionamento com o trabalho para essa geração ganhou um novo viés, o que antes se baseava apenas em ter uma ocupação para ter recursos para viver, se tornou uma extensão dos seus valores e desenvolvimento pessoal. Essa nova percepção, se tornou um dos principais motivos para declinarem ou aceitarem uma nova oferta de emprego. É muito importante para essa geração que os valores da empresa estejam alinhados aos seus.


A cultura organizacional nesse último ponto se torna crucial, afinal, uma empresa não consegue estabelecer seus valores e clima organizacional se não tiver uma cultura bem definida e uma equipe já engajada nos seus processos. Se fossemos resumir em duas palavras, o que essa nova geração espera de uma empresa, é transparência e valorização, nos processos, com os colaboradores, com a trilha de carreira, sinceridade, gerando um relacionamento de confiança mútua.


Mesmo nesse cenário de instabilidade econômica, segundo a pesquisa FIA Employee Experience, 27% dos trabalhadores brasileiros pediriam as contas da sua empresa atual por falta de reconhecimento, 26% foram motivados pela falta de ética na empresa e 16% se configurou como ausência de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

 

Caso queira contar com essa nova geração, que vem trazendo inovação, expressividade, velocidade no desempenho das atividades, energia, adaptação e transformando empresas, terá que apostar ainda mais na qualidade de vida da sua equipe e na estruturação da sua cultura organizacional.


Depois de todas as informações que compartilhamos, você acredita que sua empresa esteja pronta para receber essa nova geração?

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