
O início do ano marca um momento estratégico para empresas e sindicatos: a negociação coletiva. Esse processo define direitos e benefícios dos trabalhadores por meio dos instrumentos coletivos, que são essenciais para garantir condições justas e equilibradas para todas as partes. A atuação dos sindicatos nesse processo é crucial e cada categoria profissional tem sua própria data-base, definida em convenção coletiva.
O que é data-base
É o período do ano em que sindicatos e empregadores negociam reajustes salariais e outras condições de trabalho. A atuação dos sindicatos nesse processo é crucial. Eles representam a categoria e buscam garantir que os direitos dos trabalhadores sejam preservados.
O que é negociação coletiva
A negociação coletiva é um processo formal de diálogo entre empregadores (ou seus representantes) e sindicatos que representam os trabalhadores, com o objetivo de definir condições de trabalho, reajustes salariais, benefícios e outros direitos.
Esse processo resulta em um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), quando envolve uma empresa específica, ou em uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), quando se aplica a toda uma categoria profissional.
Alternativas vantajosas
Durante as negociações, diversos pontos entram em pauta. “E um deles é o seguro obrigatório para trabalhadores. Muitas empresas acabam assumindo altos custos desnecessários por falta de informações ou de alternativas mais vantajosas”, afirma Estéfano Rezende, executivo de negócios da Central dos Benefícios.
Nesse cenário, a Central dos Benefícios pode ajudar da seguinte forma:
* Melhores condições do mercado;
* Planos personalizados para cada categoria profissional;
* Redução de custos para empregadores;
* Atendimento especializado e suporte completo.
Se a sua empresa ou sindicato está revisando o acordo coletivo, a Central dos Benefícios pode oferecer boas soluções em seguros e benefícios para sua categoria. Com 20 anos de atuação no mercado, é especialista no atendimento a micro, pequenos e médios negócios, possibilitando que as empresas ofereçam para os seus colaboradores o que há de melhor em benefícios coletivos.
A Central dos Benefícios atua hoje em 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, oferecendo seguros e benefícios a mais de 24 mil empresas. São eles: Seguro de Vida Total, Seguro Bem-Estar Integral e Plano Odontológico.
A parceria com o a Central dos Benefícios leva qualidade de vida para os colaboradores, diminui os processos burocráticos sobre a gestão dos benefícios para as empresas e fortalece as Entidades de Classe. É uma solução completa para todos os públicos.